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Boromir
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Lidando com a morte em RPG e em Ligeia Empty Lidando com a morte em RPG e em Ligeia

Seg Jan 14, 2019 12:57 am
Imagine voce, pensou dias a fio para criar a lore do seu personagem. Quando a campanha comeca, voce sempre tenta aprimorar sua skill nos roleplays e cada vez mais se aproxima do seu personagem. Depois de varias sessos, infelizmente seu personagem morre. Sei que tem varios cenario, problemas com mestre vs jogador, puro azar, etc, mas como voce lida com isso e principalmente como e' feito em Ligeia?
Bar-in
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Lidando com a morte em RPG e em Ligeia Empty Re: Lidando com a morte em RPG e em Ligeia

Seg Jan 14, 2019 1:18 am
Antigamente toda party tinha a magia ressuscitar e tinha recursos para usar, era um recurso barato e pouco impactante para os membros, com uma mudança recente no livro o preço aumentou em 100x praticamente, a morte se tornou finalmente um perigo em um sistema que consegue atingir uma letalidade tão alta quanto o Ligeia já que armas facilmente acessíveis por grande parte das criaturas causam dano quase letal sem critico ou escalonamento de dano, a morte finalmente começou a ser vista como algo perigoso pois perder um personagem significava que ele não voltaria mais em níveis iniciais e intermediários. Afinal não é todo mundo que sai voltando da morte assim tranquilamente, eu como jogador considero a morte um mal necessário , é frustrante, é triste perder todo o seu trabalho mas da uma enfase maior na sobrevivência, manter um personagem vivo faz você criar um laço ainda maior com esse personagem e ter uma morte épica para ele faz com que você tenha a sensação de dever cumprido.
Boromir
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Lidando com a morte em RPG e em Ligeia Empty Re: Lidando com a morte em RPG e em Ligeia

Seg Jan 14, 2019 1:29 am
Bar-in escreveu:Antigamente toda party tinha a magia ressuscitar e tinha recursos para usar, era um recurso barato e pouco impactante para os membros, com uma mudança recente no livro o preço aumentou em 100x praticamente, a morte se tornou finalmente um perigo em um sistema que consegue atingir uma letalidade tão alta quanto o Ligeia já que armas facilmente acessíveis por grande parte das criaturas causam dano quase letal sem critico ou escalonamento de dano, a morte finalmente começou a ser vista como algo perigoso pois perder um personagem significava que ele não voltaria mais em níveis iniciais e intermediários. Afinal não é todo mundo que sai voltando da morte assim tranquilamente, eu como jogador considero a morte um mal necessário , é frustrante, é triste perder todo o seu trabalho mas da uma enfase maior na sobrevivência, manter um personagem vivo faz você criar um laço ainda maior com esse personagem e ter uma morte épica para ele faz com que você tenha a sensação de dever cumprido.

Interessante. No passado em Ligeia, mortos voltavam mais facilmente. Imagino isso nas historias! Pior que o Goku que morre e sempre volta haha. Concordo com voce, e' um mal necessario. O frio na barriga de estar por um fio e ver todo seu trabalho, a conexao emocional que vc criou com o personagem indo por agua baixo e' bem amendontrador. Mas, as pessoas nao podem tratar personagens como descartaveis? Fiz um, morri e faco outro e segue a vida ou a propria party nao liga. "Puxa, fulano morreu. Segue a vida!". Vejo que isso e' um pouco de nao ter tanto roleplay... Que experiences vc ja teve?

Recentemente tive uma, mas a causa das mortes foram por causa de briga entre mestre e jogadores (nao-ligeia). Mestre nao tentou conversar e nem os players mudar as acoes - a reclamacao era que os NPCs eram mais centro das atencoes do que os proprios players e que as decisoes nao eram tomadas em conta, pois o mestre manipulava ou nao ouvia. Como lidam com isso? O mestre da mesa simplemente matou os dois jogares e dividiu o loot. Achei isso meio pesado... Varias sessoes e a historia dos players simplesmente nao foram nada e serao esquecidos...
Bar-in
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Lidando com a morte em RPG e em Ligeia Empty Re: Lidando com a morte em RPG e em Ligeia

Seg Jan 14, 2019 10:17 am
Boromir escreveu:
Interessante. No passado em Ligeia, mortos voltavam mais facilmente. Imagino isso nas historias! Pior que o Goku que morre e sempre volta haha. Concordo com voce, e' um mal necessario. O frio na barriga de estar por um fio e ver todo seu trabalho, a conexao emocional que vc criou com o personagem indo por agua baixo e' bem amendontrador. Mas, as pessoas nao podem tratar personagens como descartaveis? Fiz um, morri e faco outro e segue a vida ou a propria party nao liga. "Puxa, fulano morreu. Segue a vida!". Vejo que isso e' um pouco de nao ter tanto roleplay... Que experiences vc ja teve?
Eu nunca tive tantas experiencias impactantes com mortes, eu acho que sempre tive algum tipo de deus ex-machina me acompanhando quando se tratam de personagens importantes para mim, mas ja tive muitos combates impactantes onde meu mago foi simplesmente trucidado por um arquimago que eu e meus companheiros deveríamos derrotar, ficou considerado como um dos melhores combates da mesa (e olha que tempo depois apareceu um dragão). O mais interessante sobre essa facilidade da volta dos mortos é que esse mesmo personagem não poderá ser ressuscitado em caso de mortes atualmente devido um pacto que fizemos, um dos meus companheiros até ja perdeu o char e quando ressuscitado se assemelhava muito mais a uma casca vazia que ao que era antes

Boromir escreveu: Recentemente tive uma, mas a causa das mortes foram por causa de briga entre mestre e jogadores (nao-ligeia). Mestre nao tentou conversar e nem os players mudar as acoes - a reclamacao era que os NPCs eram mais centro das atencoes do que os proprios players e que as decisoes nao eram tomadas em conta, pois o mestre manipulava ou nao ouvia. Como lidam com isso? O mestre da mesa simplemente matou os dois jogares e dividiu o loot. Achei isso meio pesado... Varias sessoes e a historia dos players simplesmente nao foram nada e serao esquecidos...

Quanto a isso, eu costumo ter uma opinião bem negativa, o objetivo do mestre não é controlar os players em uma historia e sim diverti-los enquanto move as peças do tabuleiro que guiam a mesma, a coisa mais frustrante que se pode ter em um rpg é ter toda sua progressão quebrada e ter seu personagem esquecido até porque ele era uma vida naquele mundo Ser esquecido ja me causa muitas crises existenciais na vida real, não acho que ninguém mereça isso não caso eu fosse um dos players da mesa não conseguiria deixar de me sentir chateado, afinal o mestre esta buscando pela diversão comum de todos os players e não só a dele, isso me lembra de um mestre que eu tinha, ele era extremamente bom com a narração mas costumava passar todo o niilismo e pessimismo que ele tinha em relação a vida para a mesa, todo acerto critico se tornava um acerto normal e todo erro critico se tornava um erro fatal e ele não gostava das regras de vida do jogo, normalmente 0 pv era morte sem considerações finais
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